sábado, 28 de agosto de 2021

Museu Arqueológico Nacional

O Museu fica a 40 minutos afastado do centro da cidade. Faz-se bem a pé, principalmente depois de uma deliciosa pizza ao almoço!

Assim que começámos a circular pelo museu ficámos indecisos entre visitar tudo e depois desenhar ou ir desenhando à medida que visitávamos! Eu estava ansiosa por desenhar, já os meus rapazes estavam tranquilos a passear pelas salas! Ninguém decidia nada, até que me impus: abri o caderno e comecei a desenhar!

"Esperem por mim que farei desenhos rápidos" - disse-lhes eu! Os desenhos não foram rápidos e por isso não esperaram por mim! Separámo-nos e eu perdi-me no museu, enquanto os procurava! Comigo só tinha o caderno e uma caneta.

"Hão-de encontrar-me!" - pensei eu enquanto aproveitava para desenhar o máximo possível nesta tarde!



Numa das salas estavam expostas esculturas lindíssimas. Muitas eram de figuras anónimas, por isso quase ninguém parava para as admirar.

"Só se tornam interessantes aos visitantes quando você começa a desenhá-las!" - disse-me um rapaz. De facto era verdade! Escolhi esculturas "sem visitantes" para que as pudesse desenhar à vontade, sem que alguém "as tapasse" enquanto as desenhava! Acontece que, a meio do desenho, apareciam pessoas, espreitavam-me o caderno pelos ombros e depois colocavam-se à frente da escultura, à procura de informações para perceber o meu interesse em desenhá-la! Esta situação deixava-me bastante irritada!


Eles encontraram-me, já quase à hora do fecho do museu! Estavam a desenhar na única sala em que eu não os procurei! Dizem eles que também estiveram à minha procura! Desencontrámo-nos, para o bem dos três! Eu desenhei freneticamente. Eles desenharam tranquilos. 

O museu é um espaço enorme! Deveríamos ter seguido o conselho da Simo: um dia inteiro no museu para desenhar porque tudo é desenhável no seu interior!

1 comentário: