domingo, 22 de abril de 2018

10x10 na Praça do Comércio

Tema 5: Estátuas e monumentos
Nélson Paciência

O II Simpósio Internacional do USK aconteceu aqui em Lisboa, em 2011. Tive a felicidade de conhecer muitos sketchers, nacionais e internacionais. Muitos deles passaram de "conhecidos" a amigos. Foi com eles que voltei a olhar o mundo numa outra perspectiva e a traduzi-lo para cadernos com uma liberdade de ver e sentir o que me rodeia!
Um dos momentos mais alto do "nosso simpósio" foi o último dia! Aqui nesta praça se reuniram mais de 200 sketchers. Estávamos todos sentados no chão, debaixo das arcadas da ala direita (para quem está virado para o Tejo). Foi um momento magnífico, impossível de ser apagado das nossas memórias!

Voltei à Praça do Comércio. Novamente sentada, mas não debaixo das tais arcadas. Mas perto delas o suficiente para me sentir incomodada com a voz que insiste em desafinar o musical do Fantasma da Ópera. Dói nos ouvidos e na alma!


Este primeiro exercício de cruzar a actual Praça do Comércio com o Terreiro do Paço de 1908 não correu muito bem... Podia culpar o cansaço e a voz desafinada que não se cala, mas a verdade é que a minha incapacidade em desenhar a arquitectura bloqueia-me qualquer exercício de desenho relacionado com o tema...


Hoje sinto-me especialmente cansada e por isso só me apetece dormir... mas o Fantasma da Ópera que hoje ecoa por aqui insiste em não desaparecer...
"Desenhem a estátua do D. José I e o arco lá ao fundo para contextualizarem a praça!", disse-nos o Nélson! Por isso coloquei-me numa perspectiva boa (pensei eu) para desenhar tudo! Mas não desenhei quase nada, apenas ficaram duas personagens laterais da estátua na minha dupla página... 

Sem comentários:

Enviar um comentário